Principais tratamentos de fisioterapia.

A fisioterapia estuda a ciência do movimento e utiliza recursos físicos no tratamento das lesões.Conheça os tratamentos abordados por essa terapia.

Principais tipos de tratamentos de fisioterapia.

Principais tratamentos de fisioterapia.

Depois de sofrer alguma contusão, a pessoa precisa se preocupar em fazer fisioterapia para uma rápida recuperação. O paciente pode precisar de um tratamento analgésico, anti-inflamatório, diagnóstico ou hipertrofia muscular, dependendo das condições em que o paciente está e qual o grau da lesão.

Para cada objetivo (prevenção, cura e recuperação da saúde) existe um tipo de tratamento. É o médico quem indica o melhor tratamento fisioterápico.

Os tratamentos são:

Cinesioterapia que é feita por meio de alongamentos, mobilizações e fortalecimento, é a forma de tratamento mais utilizada. A cinesioterapia utiliza o próprio movimento do corpo.

Crioterapia usa-se o frio como tratamento em regiões locais ou gerais do corpo.

Eletroterapia é o tratamento que utiliza a corrente elétrica. A aplicação da eletroterapia pode variar de intensidade e frequência. Utiliza-se os pequenos choques, conhecidos por todos.

Este tratamento funciona, pois proporciona analgesia, excitação neuromuscular, regeneração de tecidos, dentre outros.

Fototerapia utiliza a luz no tratamento, por exemplo, infravermelho e laser.

Hidroterapia são os exercícios realizados na água, fria ou morna.

Massoterapia são as massagens realizadas por meio de drenagens linfáticas, massagens clássicas e reflexas. Este tratamento proporciona relaxamento muscular e drenagem dos membros.

Mecanoterapia é a terapia que utiliza agentes mecânicos, por exemplo, o ultra-som.

Fisioterapia respiratória quando o problema é no sistema respiratório.

Terapia manual que tem como objetivo restabelecer os movimentos e as funções fisiológicas através de manipulações articulares e tecidos moles, alongamentos de fáscias e músculos, etc.

Termoterapia é realizada por meio de calor, com bolsas de água quente e ondas curtas.

Hipnoterapia que utiliza os andamentos do cavalo, com o objetivo de desenvolvimento psicossocial, recurso para crianças e indivíduos com necessidades educativas especiais, entre eles deficientes físicos, atraso mental, autismo, entre muitas outras patologias.

Musicoterapia é a utilização da música através de seus elementos constituintes (ritmo, melodia e harmonia) é um processo destinado a facilitar e promover comunicação, relacionamento, aprendizado, mobilização, expressão, organização e outros objetivos terapêuticos relevantes, com o fim de atender às necessidades físicas, emocionais, mentais, sociais e cognitivas do paciente.

A musicoterapia busca desenvolver potenciais e ou restaurar funções do indivíduo para que ele alcance uma melhor qualidade de vida através da prevenção, reabilitação ou tratamento de doenças.

Magnetoterapia é uma forma de fisioterapia que utiliza a energia eletromagnética e é uma cura eficaz, segura e não invasiva. Os campos magnéticos interagem com as células promovendo a recuperação das condições fisiológicas de equilíbrio. É indicada nos casos em que é necessário estimular a regeneração dos tecidos após eventos lesivos de natureza diferente.

Argiloterapia engloba os diversos tratamentos estéticos que usam argila dissolvida em bases como água, gel ou loções tônicas, para tratar a pele.

Esse material orgânico é rico em oligoelementos, como o silício, que participa da reconstrução dos tecidos; o alumínio e zinco, que atuam na cicatrização; ferro, que produz energia e oxigênio para as células, entre outros. A terapia pode ser feita na pele e nos cabelos.

Cristaloterapia é o uso terapêutico dos cristais. Segundo o esoterismo; eles possuem propriedades terapêuticas, devolvem o equilíbrio físico e espiritual, podem até promover a cura de algumas doenças, desde que usados corretamente.

Geoterapia é um tratamento holístico e natural com frutos da terra. Ela utiliza-se de argila, barro, pedras e cristais, como ferramentas reequilibrantes. Todos os antigos povos do oriente e do ocidente usavam a geoterapia para amenizar e cuidar de desequilíbrios físicos e emocionais.

Solicite nosso contato pelo WhatsApp- (11) 9 4054.8436 - Clique Aqui.